
Entre os dias 12 e 16 de agosto, aconteceu em São Paulo a Semana das Juventudes 2025, promovida pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC). O evento teve como objetivo fortalecer o protagonismo, ampliando espaços de diálogo, formação e participação social das juventudes na cidade de São Paulo.
O Programa Jovem Monitor Cultural (PJMC) participou da edição deste ano, evidenciando seu engajamento com a juventude e a cultura. As atividades realizadas se conectaram diretamente com os temas de empregabilidade e economia criativa, fundamentais para pensar o presente e o futuro dos jovens na cidade de São Paulo.
O PJMC na programação
Durante a Semana das Juventudes, os jovens do Programa atuaram de diferentes formas:
- Jovens Produtores estiveram no estande do PJMC, das 8h às 12h, contribuindo para a divulgação do Programa e dialogando com o público sobre a experiência de formação cultural.
- Jovens Oficineiros conduziram oficinas que uniram cultura, território e geração de oportunidades:
- 🎨 Oficina de Grafite com Allan Kurt – 13/08, das 9h às 12h, no Centro Cultural do Grajaú.
- 🥋 Oficina de Capoeira com Agatha Lima – 16/08, às 10h, no Centro Cultural da Juventude.
Juventude, empregabilidade e economia criativa
O PJMC, instituído pela Lei Municipal 14.968/09 e regulamentado pelo Decreto 51.121/09, é uma política pública que alia formação cultural, prática profissional e gestão em equipamentos da cidade.
Na Semana das Juventudes, o Programa desenhou seu papel de política que prepara jovens para o mundo do trabalho, estimulando a autonomia e a inserção produtiva por meio da economia criativa, um dos setores que mais crescem no país e que se conecta diretamente com a atuação cultural.
Vozes da experiência
Durante o evento, também foram compartilhados relatos dos jovens sobre suas trajetórias no Programa e o impacto da formação em suas vidas.
📌 Foi uma experiência muito divertida, nós apresentamos o Programa e a Supervisão de Formação Cultural. A experiencia no estande e na produção fortalece nossas redes de contatos e potencializa a formação visando o network e o nosso portifólio. Lina Paz Provasi, jovem ingressante na Biblioteca Prefeito Prestes Maia
📌Eu ministrei uma oficina de capoeira no Centro Cultural da Juventude, que foi também o meu Plano de Intervenção Artístico-Cultural (PIAC), durante a Semana das Juventudes. O programa mudou a minha perspectiva de formas de atuação na gestão e produção cultural e proporcionou experiências enriquecedoras, que possibilitaram o meu crescimento no campo cultural. Agatha Lima, jovem continuísta na Biblioteca Jayme Cortez
Para além da Semana
A participação do PJMC na Semana das Juventudes reforçou o compromisso contínuo do Programa de fortalecer a juventude paulistana, ampliando experiências que unem cultura, formação e empregabilidade.















